Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CSCT realiza o 2º Acampamento Familiar
Início do conteúdo da página

Nesse mês de março, em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, o Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ) destaca as mulheres do efetivo da Seção de Manutenção da Divisão de Infraestrutura, área historicamente ocupada por homens, que atuam na área da Engenharia Elétrica, são elas: 1º Tenente Engenheira Eletricista Ana Cristina Kodel, Aspirante Engenharia Eletricista Gabrielle Mendes da Silva, 2º Sargento SEL Marrani de Souza Mendes e 3º Sargento SEL Kariny de Oliveira Rodrigues.
O efetivo da Seção Elétrica está envolvido na construção da Subestação de Energia conta com 27 colaboradores, servidores civis e militares, dentre os quais atuam 4 mulheres militares. Como elas mesmas dizem: “a gente prova que a Força Aérea Brasileira (FAB) também é lugar de mulher”.
De acordo com o Chefe da Seção de Manutenção Elétrica da Divisão de Infraestrutura (DIE), o Capitão Engenheiro Rodrigo Brito Souza: “contar com um efetivo feminino no acompanhamento dos serviços de construção da nova Subestação é um privilégio. Isso porque, além do comprometimento e competência, que independem do gênero, as mulheres têm um olhar diferenciado, observando detalhes que muitas vezes poderiam passar desapercebidos. Além disso, a versatilidade e criatividade inatas às mulheres contribuem de maneira ímpar para a excelência do produto final.”

Construção da nova Subestação de Energia

A Nova Subestação de Energia construída de forma compartilhada entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com previsão de ser concluída até o final deste ano, substituirá a Subestação existente, atualmente localizada próximo ao Batalhão da Polícia Militar de São José dos Campos.
A construção de uma nova Subestação trará benefícios dentro do trinômio Segurança Operacional, Custo e Benefício, destacando-se a redução do custo operacional, a eliminação das vulnerabilidades de transmissão de energia e a redução do custo da energia, pois com a nova localização, ela ficará no centro de cargas, resultando ao sistema uma menor queda de tensão nas redes de distribuição de energia em média tensão.
A DIE do GAP-SJ é responsável por manter todas as atividades na área da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), atendida por uma única Subestação de Energia Elétrica que opera hoje em nível de tensão de 88 kV. Todo o complexo da GUARNAE-SJ consome hoje cerca de 24 milhões de Kw/h por ano, incorrendo em uma conta de energia que alcança a média dos 12 milhões de reais por ano.  A nova unidade será operada com tensão de entrada de 138 kV.

Fonte: GAP-SJ, por civil Valéria

Foto: Asp Gabrielle Mendes ; 3S Queiroz

 

Fim do conteúdo da página