Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Mães que inspiram
Início do conteúdo da página

Projeto de Eficiência Energética vai reduzir o consumo de energia em 68% ao ano

São Paulo, 30 de novembro de 2022 – A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, está investindo R$ 880 mil na troca de lâmpadas do Campus do DCTA, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos. O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da EDP, vai transformar toda a iluminação das áreas internas e externas, como salas de aula e demais dependências, com a substituição de 800 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, além da troca de quatro aparelhos de ar condicionado.
As novas lâmpadas e equipamentos começaram a ser instalados em novembro e todo projeto será concluído no prazo de um ano. As lâmpadas novas de LED vão gerar uma economia de energia de 700 MWh/ano, volume que daria para o consumo anual de cerca de 300 famílias. De acordo com o DCTA a redução no consumo de energia também vai impactar positivamente a fatura de cada mês, gerando uma economia de R$290 mil ao ano. O contrato foi assinado em junho deste ano, entre o Grupamento de Apoio de São José dos Campos e a EDP.
Além do benefício da redução consumo, a troca de mais de 800 lâmpadas também vai reduzir os custos relacionados à manutenção, padronização da temperatura de cor, descarte correto de equipamentos, além de melhorar a iluminação pública do campus.
O campus do DCTA foi contemplado em Chamada Pública de projetos de Eficiência Energética, realizada em 2021 e o contrato foi assinado em junho deste ano.  O Programa é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. “Os projetos de eficiência energética reforçam o compromisso da EDP com a sociedade e o meio ambiente. As ações também contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU) para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado à agenda estratégica da EDP para crescer gerando impactos positivos a todos”, reforça Leandro Cardoso, gestor da EDP.

Fim do conteúdo da página