Na manhã da terça-feira, dia 18 de março, durante a tradicional parada diária, o Chefe do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ), Tenente-Coronel Intendente André Luiz Rodrigues da Costa, fez referência ao Ofício nº 26/SUCONV-1/450, enviado pelo Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), Major Brigadeiro Intendente Alcides Roberto Nunes. O documento reconhece a atuação do GAP-SJ como uma das Unidades de destaque no relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre aderência à Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021).
O levantamento do TCU, realizado em 2024, avaliou 1.768 órgãos e entes da Administração Pública, constatando que 61% apresentaram um nível de implementação considerado insuficiente, enquanto apenas 1% alcançou o nível avançado. No âmbito federal, das 141 unidades avaliadas, somente 10 atingiram esse patamar de maturidade – entre elas, o GAP-SJ.
As Unidades foram avaliadas em quatro dimensões: Governança das Contratações, Planejamento das Contratações, Fortalecimento dos Controles e Adoção de Recursos Tecnológicos e Produção e Disponibilidade de Dados. O excelente desempenho do GAP-SJ demonstra a competência e o compromisso de sua equipe na aplicação da nova legislação de licitações e contratos, garantindo maior transparência e eficiência administrativa.
Em suas palavras, o Tenente-Coronel Rodrigues destacou o orgulho de liderar uma Organização Militar que se sobressai nacionalmente na gestão de licitações. "O TCU é um Órgão ligado ao Legislativo que audita todos os órgãos da esfera Federal. Me sinto honrado em chefiar uma OM como o GAP-SJ, que se destacou entre as 10 melhores Unidades no que tange à Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Esse é um motivo de orgulho não só para os integrantes da Assessoria de Controle Interno(ACI) e da Divisão de Obtenção e Contratos(DOC) do GAP-SJ, mas para todo o efetivo da Unidade, que torna essa engrenagem essencial ao cumprimento da missão. Apesar dos desafios e prazos apertados, todos os integrantes desta OM demonstram diariamente seu compromisso e dedicação para manter esse nível de excelência."
O Chefe do GAP-SJ também reconheceu o trabalho realizado pelos responsáveis diretos pela obtenção desse resultado notável, sendo o Coronel Intendente Carlo Rodrigo Barreto Barboza, Chefe do GAP-SJ nos anos de 2023 e 2024, o Tenente-Coronel Intendente Fábio Moraes Carneiro, que chefiou a ACI em 2024, o Major Intendente Gilberto Gonçalves Buriche, chefe da DOC no mesmo período e a atual chefe da DOC, Major Intendente Alessandra Carvalho Palota.
O reconhecimento do GAP-SJ como uma das Unidades mais bem avaliadas no Brasil reforça a importância da dedicação e do trabalho em equipe para o fortalecimento da gestão pública. A Unidade segue firme no propósito de aperfeiçoar continuamente seus processos, mantendo-se como referência em excelência administrativa no Comando da Aeronáutica.
Redes Sociais