Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Acontece no GAP-SJ > Acontece_no_GAP > GAP-SJ realiza a 3ª Corrida Rústica da Intendência
Início do conteúdo da página

“As enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul têm trazido grandes desafios, afetando inúmeras vidas e causando destruição em diversas comunidades. Nestes momentos de adversidade, é essencial que a nossa resposta seja rápida, eficaz e, acima de tudo, humana.” explica o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Diante dessa declaração, o Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ) enviou  duas militares do seu efetivo para participarem da Operação Taquari 2, coordenada pelo Ministério da Defesa.

No dia 08 de julho, a 1º Tenente Intendente Isabelle Ducharme, Chefe da Seção de Controle de Processos de Pessoal da Assessoria de Controle Interno viajou para Porto Alegre, para apoiar os militares que se encontravam na cidade. E no dia 17 de julho, quem se juntou ao time de apoio na Operação Taquari 2, foi a Capitã Assistente Social Larissa Soares Franco Miranda, Chefe do Serviço Social do GAP-SJ, com a missão de apoiar as atividades de acolhimento e de suporte às famílias pertencentes ao efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Canoas, que se encontravam desabrigadas e/ou desalojadas devido à situação precária instaurada na região de Porto Alegre e Vale do Rio dos Sinos.

“Ter tido a honra de atuar no acolhimento das demandas sociais e no apoio socioemocional e humanístico das populações que tiveram suas necessidades mais básicas expropriadas pela enchente foi uma das mais ricas experiências, pessoal e profissional, que a Força Aérea me proporcionou. Trabalhar na construção de redes de apoio entre as entidades locais e o Sistema de Serviço Social do COMAER (SISESO) e na coordenação dos serviços disponíveis, em busca da promoção do bem-estar e do reestabelecimento da dignidade dos cidadãos atingidos foi muito enriquecedor.” declarou a Capitã Larissa.

“Em tempos de crise, a solidariedade e a cooperação são nossas maiores aliadas e é com grande admiração que destaco o trabalho desempenhado pelos militares da Unidade Celular de Intendência (UCI) na Operação Taquari 2. Quando a cidade de Porto Alegre foi atingida pelas enchentes, muitas famílias se encontraram desabrigadas e desalojadas. A situação exigiu uma resposta rápida e foi exatamente isso que trabalhamos para atender. As equipes da Aeronáutica, Exército, Marinha, Polícia Federal, entre outras trabalharam incansavelmente não só para fornecer suporte imediato, mas também para criar um ambiente de esperança e recuperação, além de proporcionar um alívio essencial às comunidades afetadas com a logística de distribuição de donativos (principalmente água potável), limpeza/desobstrução das vias e cuidados médicos emergenciais. A missão da UCI foi garantir que todos os militares e civis deslocados na Operação Taquari 2 tivessem acesso a uma hospedagem digna e alimentos adequados nos momentos de descanso dos trabalhos exaustivos”, apontou a  Tenente Ducharme.

O engajamento das militares do GAP-SJ, bem como das diversas OM da FAB, em apoio à população afetada do Rio Grande do Sul, além de ser motivo de grande orgulho para todos os envolvidos, fortalece o lema de que “A nossa Força atua onde o Brasil precisar”.

MENÇÕES ELOGIOSAS

Ao ensejo de cumprimentar cordialmente o Senhor, passo a tratar de assunto afeto ao desempenho de militar dessa Organização Militar durante a Operação Taquari II.

Sobre o assunto, apraz-me informar ao Senhor que a TEN INT ISABELLE DUCHAME atuou de forma exemplar com integrante da Unidade Celular de Intendência (UCI), ativada pelo Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), para a operação supramencionada.

No apoio logístico realizado pelo GALC, durante a calamidade pública que afetou os municípios da Região Sul do Brasil, faço chegar ao conhecimento do Senhor que a militar em questão atuou com dedicação, competência, zelo e profissionalismo como Adjunta do Chefe da UCI, conforme elogios emitidos pelo Chefe do GALC.

Diante disso, é com satisfação, respeito e admiração que faço consignar uma referência elogiosa à Oficial em tela, solicitando ao Senhor o registro na respectiva alteração da militar e a divulgação entre seus pares, salvo melhor entendimento. Tais comportamentos demonstram o alto grau de prontidão e de resiliência física, mental e emocional do efetivo dessa conceituada Organização Militar para atuar em condições adversas durante o apoio logístico a efetivos desdobrados em operações reais.

Maj Brig Int MARCELO BRASIL CARVALHO DA FONSECA
Diretor de Administração da Aeronáutica


Ao cumprimentar o Senhor, passo a tratar sobre a participação da Cap QOAp SSO SOARES FRANCO MIRANDA, Nr. Ord. 680579-5, militar LARISSA pertencente a esse Grupamento e que integrou o Serviço Social da Guarnição de Canoas na Operação Taquari II.

Sobre o tema, registro que a referida militar desempenhou de forma notável todas as atividades pertinentes ao Serviço Social da Guarnição, demonstrando elevado conhecimento técnico, diante das diversas fases da Operação Taquari II.

Cabe ressaltar que a militar superou as expectativas perante as mais variadas demandas atribuídas, bem como, inúmeras vezes, apresentou excelente senso de responsabilidade e zelo diante de todo o processo de auxílio Diante disso, com certeza, esse comportamento ético, integro, espírito de corpo, engajamento e comprometimento com a missão demonstrados pela oficial supracitada contribuíram sobremaneira para a agilidade do trabalho realizado pelo Serviço Social do (SESO) do GAP-CO.

MARCOS PANDINO FERREIRA Cel Int
Chefe do GAP-CO

Fim do conteúdo da página